terça-feira, 12 de maio de 2009

Quem tem os maiores pulmões?

Foi o que calcularam os meninos e meninas da EB1 de Monserrate, no dia 5 de Maio. Como? É fácil! Só precisaram de:

Material:

  • Garrafão de plástico de 5 litros
  • Tubo de borracha
  • Tina de vidro
  • Caneta de acetato
  • Vasilha com escala graduada (medidor de líquidos)

E procederam da seguinte forma:

Procedimento:

  1. Com a ajuda de um medidor de líquidos, despejaram 500ml de água para dentro do garrafão,
  2. Marcaram exteriormente o nível com o marcador.
  3. Foram adicionando o mesmo volume de água até encher o garrafão, marcando a linha dos 1000ml, 1500 ml…
  4. Encheram aproximadamente metade da tina com água.
  5. Colocaram a rolha no garrafão e colocaram o gargalo na tina.
  6. Sempre com o gargalo mergulhado na tina, retiraram a rolha ao garrafão e introduziram o tubo de borracha no interior do garrafão.
  7. E agora…chegou a hora da verdade… O 1º voluntário inspirou profundamente, enchendo o mais possível os pulmões de ar. Colocou a boca na extremidade do tubo e expirou lentamente todo o ar possível.
  8. Rapidamente, tapou a extremidade do tubo com o dedo. Retirou o tubo com cuidado de dentro do gargalo do garrafão (que ficou sempre mergulhado na água).
  9. Seguiram-se outros voluntários…
  10. Preencheram a seguinte tabela:

Nome

Volume de água inicial

Volume de água final

Volume de ar expirado

       

E agora? Só falta pensar nos resultados…

Discussão dos resultados:

A quantidade de ar que ficou no interior do garrafão corresponde à capacidade pulmonar. Qual o valor de cada voluntário?

Afinal, qual é o menino com maior capacidade pulmonar?

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