Foi o que calcularam os meninos e meninas da EB1 de Monserrate, no dia 5 de Maio. Como? É fácil! Só precisaram de:
Material:
- Garrafão de plástico de 5 litros
- Tubo de borracha
- Tina de vidro
- Caneta de acetato
- Vasilha com escala graduada (medidor de líquidos)
E procederam da seguinte forma:
Procedimento:
- Com a ajuda de um medidor de líquidos, despejaram 500ml de água para dentro do garrafão,
- Marcaram exteriormente o nível com o marcador.
- Foram adicionando o mesmo volume de água até encher o garrafão, marcando a linha dos 1000ml, 1500 ml…
- Encheram aproximadamente metade da tina com água.
- Colocaram a rolha no garrafão e colocaram o gargalo na tina.
- Sempre com o gargalo mergulhado na tina, retiraram a rolha ao garrafão e introduziram o tubo de borracha no interior do garrafão.
- E agora…chegou a hora da verdade… O 1º voluntário inspirou profundamente, enchendo o mais possível os pulmões de ar. Colocou a boca na extremidade do tubo e expirou lentamente todo o ar possível.
- Rapidamente, tapou a extremidade do tubo com o dedo. Retirou o tubo com cuidado de dentro do gargalo do garrafão (que ficou sempre mergulhado na água).
- Seguiram-se outros voluntários…
- Preencheram a seguinte tabela:
Nome | Volume de água inicial | Volume de água final | Volume de ar expirado |
E agora? Só falta pensar nos resultados…
Discussão dos resultados:
A quantidade de ar que ficou no interior do garrafão corresponde à capacidade pulmonar. Qual o valor de cada voluntário?
Afinal, qual é o menino com maior capacidade pulmonar?
Sem comentários:
Enviar um comentário